sexta-feira, 21 de março de 2008

Crie seu próprio Internet Explorer personalizado!

Fuçando no site da TechNet da Microsoft, eu descobri uma ferramenta muito legal, prática e simples! É o Internet Explorer Administration Kit (IEAK).

Com o IEAK você pode personalizar o seu Internet Explorer, adicionar / remover componentes embutidos, inserir e editar informações antiphishing, criar barra de ferramentas personalizadas, alterar a versão do Internet Explorer e até mesmo, criar um navegador próprio com o nome que você quiser (não preciso nem dizer que ele vai ser baseado no sistema do Internet Explorer né?).

Você pode aplicar informações adicionais, como definir uma página de boas-vindas quando seu navegador for utilizado pela primeira vez. O navegador ainda continua sendo lá um Internet Explorer da vida, mas para quem já enjoou de certos componentes ou quer turbinar seu Internet Explorer, é uma boa pedida, ainda mais pros desenvolvedores, que podem criar aplicações que se integram ao Internet Explorer (os componentes adicionais que você definir vão ser adicionados ao programa de Instalação do Windows Internet Explorer 7 Personalizado).

Eu criei o meu para fazer um teste. Dê uma olhada:

image

Aí qualquer pessoa que for usar o Internet Explorer que você criou terá que executar o instalador e executar uma cópia do seu suplemento. Dependendo da licença que você selecionar no IEAK, esta cópia pode ser limitada ou completa. Porém não se esqueça de que, você irá criar o seu Internet Explorer personalizado, mas você terá que concordar com os termos de distribuição. O seu navegador personalizado ainda continuará sendo reconhecido pelo Windows como parte do Internet Explorer 7.

Eu irei deixar algumas observações: O Internet Explorer Personalizado irá substituir a versão instalada no seu computador, portanto, para não causar erros, crie um ponto de restauração para que você possa restaurar seu IE anterior sem complicações ou sem ter que baixar um programa de instalação novo.

COMO CRIAR??

Faça o Download do IEAK clicando AQUI

O Tutorial pode parecer grande, mas você vai ver que é simples e fácil de criar o seu!!

Primeiramente abra o arquivo "ieak.msi" que você irá baixar. Depois da instalação estiver completa, vá ao Menu Iniciar >> Todos os programas >> Microsoft IEAK 7 >> Assistente para personalização do Internet Explorer 7

Depois, irá exibir a seguinte janela:

image

Clique em Avançar.
Aparecerá uma janela com informações do primeiro passo da personalização, o meu foi assim não sei o de vcs. Mas se for exibir uma janela apenas com textos, clique em Avançar novamente.

Aparecerá a seguinte:

image

A pasta de destino é a pasta para onde o seu programa de instalação vai ser criado. Você pode específicar qualquer pasta que esteja acessível. Para você não se confundir, é melhor deixar na que estiver mencionada.

Em opções avançadas, você pode especificar informações avançadas do sistema de seu Navegador, eu não recomendo que mexam nesta opção a não ser o que saibam o que significa e como usar.

Clique em Avançar.

image

Aqui você poderá selecionar a plataforma no qual seu navegador personalizado será compatível. Caso você queira criar um navegador que seja compatível com todas as plataformas mencionadas no grupo de opção desta janela, você irá que criar um programa de instalação para cada plataforma, ou seja, executar este assistente várias vezes.

Selecione a plataforma do seu computador, ou se você saiba qual é a plataforma do computador de teste ou computador-alvo, selecione.

Clique em Avançar. Depois aparecerá uma janela dizendo que esta baixando informações do site. Deixe ele lá baixando e espere. Depois aparecerá a seguinte janela:
image

Aqui você pode selecionar o idioma que você deseja para seu navegador personalizado. Selecione o idioma e clique em Avançar.
image

Aqui você poderá selecionar a mídia que deseja distribuir seu programa. Se o seu computador foi Windows Vista ou Windows Longhorn, selecione a opção "Pacote somente para configuração", isso se o Internet Explorer já estiver sido instalado na máquina, caso contrário selecione Arquivo mesmo. Não faz diferença em pcs Longhorn e Vista. Selecione a opção desejada e clique em Avançar.
image

Aqui você irá selecionar os recursos que deseja personalizar no Internet Explorer, caso deseje personalizar tudo, selecione tudo (se não estiver selecionado). Desmarque os itens que você não deseja personalizar. Clique em Avançar.

Depois aparecerá outra janela com algumas informações do seu próximo passo. Clique em avançar.

image

É bem provável que seu Firewall fique berrando, mas se aparecer uma janela pedindo para executar o aplicativo do IE, clique em Executar (Run), se necessário, desbloqueie o programa do seu Firewall, caso ele te avise de alguma coisa.
Nesta janela você pode baixar o pacote de instalação do Internet Explorer, esse passo é obrigatório caso você selecione o modo de distribuição "Arquivo". Clique em sincronizar e espere que o assistente baixe por completo, o pacote de instalação da última versão FINAL lançada do Internet Explorer 7. Depois de terminado tudo, clique em Avançar.
image

Esta é uma das partes que eu mais gosto... hehe.. Aqui você poderá adicionar os componentes que serão instalados com o seu Internet Explorer personalizado. Tenha a noção que, você só pode selecionar programas auto-extraíveis (EXE ou CAB), nada de ficar colocando o executável do Virtual DJ, do Word etc, somente programas de instalação podem ser adicionados. Assim, quando o programa de instalação do seu Internet Explorer personalizado for executado, esses componentes serão instalados junto com ele, por isso, deve se colocar apenas programas de instalação ou auto-extraíveis no formato EXE ou CAB. Se você selecionar um arquivo CAB, você deverá especificar o parâmetro a ser executado; se selecionar um EXE, digite apenas o nome do componente e sua descrição (evite modificar a GUID). A chave de desinstalação é a chave usada para desinstalar o aplicativo, é recomendável deixar em branco caso não saiba o que é ou como usar.
Nas opções logo abaixo você pode definir se o componente irá ser instalado antes ou depois do IE 7 ser instalado, ou depois do sistema ser reiniciado.
Depois de selecionar as opções desejadas, clique em avançar.

Irá aparecer duas janelas apenas com informações, se tiver algo, leia o que está escrito antes de fazer qualquer ação.
Clique em avançar até chegar na seguinte janela:

image

Selecione a opção "Personalizar Barras de Título". Nesta janela você pode especificar o nome do seu navegador personalizado. No campo onde está escrito "Axys NavigatorX", você pode inserir qualquer nome, como por exemplo: "Internet Explorer Turbo". O nome que você colocar la vai aparecer na barra de título das janelas do seu navegador personalizado.
Logo abaixo você pode inserir botões adicionais que vão ser exibidos na barra de ferramentas do seu navegador. Clique em Adicionar para adicionar um item. Depois de ter feito tudo com sucesso, clique em Avançar.
image

Aqui você poderá personalizar os provedores de pesquisa do seu Internet Explorer personalizado. Clique em Importar para importar as configurações do seu navegador atual. Você pode editar os provedores, remover provedores e adicionar e definir o padrão. Depois de ter feito tudo, clique em avançar.

image

Aqui você poderá selecionar as opções de Home Page e página de suporte online. Caso você tenha uma página de suporte onde os utilizadores do seu navegador personalizado poderão requisitar ajuda, digite o endereço, caso prefere deixar a da Microsoft, não ative (ou desmarque) a opção "URL da página de suporte online"
Você pode definir a home page padrão do seu navegador, adicionar novas home pages ou remover todas. Depois de tudo, clique em avançar.

image

Aqui você pode definir os favoritos, links e as fontes que você deseja que seu navegador use e deixe na barra de favoritos e de links. Você pode colocar feeds, Links para websites, além de FTP e outros serviços. Adicione, remove e edite qual você quiser e depois clique em Avançar.

image

Todo mundo que usa o Internet Explorer 7 sabe que ele tem uma página de boas vindas. Aqui você pode definir a sua! Você digitar a URL do endereço que você deseja que seja a página de boas vindas, pode deixar a padrão do IE ou desabilitar.
DICA: Crie um programa auto-extraível com o WinRar, crie uma página HTML que seja a página de boas vindas e coloque como um componente do IE. Assim, sua página de boas vindas será instalada no próprio computador e você pode digitar o caminho aqui.
Depois de ter feito tudo, clique em Avançar.
image

Aqui você pode especificar a sua cadeia de caracteres. Alguns sites usam isto para reconhecer qual navegador você está usando. Você pode espeficiar qualquer nome que deseja, ou se não souber como é a expressão, deixe a padrão do Internet Explorer. Clique em Avançar.

Aparecerá uma janela com informações do seu último passo da personalização. Clique em avançar.

image

Aqui você pode editar as configurações dos programas padrão que irão ser integrados ao seu IE personalizado como leitor de email, calendário, editor de HTML e outros. Selecione a opção desejada e clique em Avançar.

Pronto! Personalização concluida. Agora você clica em avançar que o assistente irá criar o programa de instalação para o seu Internet Explorer personalizado!
image

O assistente irá abrir o antigo MakeCab (IEXPRESS) do Windows. Isso é normal. Deixe a operação correr até ela terminar.

Quando terminar, feche o assistente.
Vá até a pasta onde você selecionou para criar o programa de instalação e siga o seguinte caminho: INS\ WIN32\ BR ou FLAT \ WIN32 \ BR e execute o programa "IESetup.msi"

Para distribuir seu IE personalizado, copie os dois arquivos contidos em FLAT \ WIN32 \ BR para a mídia que deseja compartilhar.

Caso nada de certo ou você tiver duvidas, visite a página do IEAK clicando AQUI (Inglês)

Enjoy!!

Nenhum comentário: