domingo, 15 de março de 2009

Transforme seu pen drive em Disco de Inicialização

Primeiro passo
Imagens ISO são usadas para gravar CDs ou DVDs. Para gravar os arquivos no memory key e, para que este desempenhe a função de boot, você terá de baixar outro programa, o FlashBoot


Após baixar e instalar o software, dê duplo clique no ícone correspondente para rodar o FlashBoot. Na tela inicial, clique em Next. O próximo passo é escolher o tipo de disco a ser criado. Use a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Flash Disk. Clique no botão Next novamente. Nesse momento, você terá de indicar a localização do arquivo ISO que foi criado no primeiro passo. Clique em Browse para esta operação.

Ao localizar o arquivo, conecte o pen drive em alguma porta USB do computador. Feito isso, clique em Next e escolha a unidade (Drive Letter) correspondente ao memory key e marque a opção Make Bootable USB Flash Disk Which is Physically Present on This PC. Pressione Next. Escolha a opção de particionamento USB-HDD e clique em Finish. Aí é só esperar que a cópia seja feita e que não ocorra nenhum erro de gravação.

Segundo passo
Depois de finalizar o processo de gravação, é hora de preparar o computador para iniciar usando um dispositivo USB. Mas é bom lembrar que nem todos os computadores são capazes disso. Para verficar, você terá de entrar no setup do BIOS.

Na maioria dos PCs, basta pressionar a tecla Del (Delete) ao ligar o computador. Uma vez na área de setup doBIOS, navegue pelos menus e procure um item referente ao boot. Veja se existe uma opção denominada USB-HDD ou semelhante. Selecione e salve as configurações.

Nem sempre as portas USB existentes servirão para esta operação. Se algo der errado, procure uma nova entrada. Não existe um padrão de funcionamento e é preciso testar.

Nenhum comentário: